Hábitos de compra de clientes mudam. Por isso é importante aprender como se adaptar à mentalidade de seu consumidor e encontrar oportunidades para aumentar suas vendas.
O comportamento do consumidor é um conceito que determina as diferentes técnicas e formas de estudar o processo de decisão de compra.
Em linhas gerais, este processo se inicia com uma necessidade ou desejo. A partir daí, o consumidor passa por diferentes etapas até chegar ao momento de finalizar a compra.
O comportamento do consumidor busca entender quais fatores, hábitos, influências e estímulos interferem nesse processo. O objetivo é ajudar o consumidor a percorrer mais rapidamente todas as etapas e concluir sua compra.
Entender o comportamento do consumidor e os processos de decisão de compra é fundamental para uma empresa que deseja se consolidar no mercado.
Confira neste texto tudo que você precisa saber sobre os novos critérios de compra dos consumidores em 2023:
Características de compra do consumidor em 2023
De acordo com pesquisa realizada pela KPMG, 31% dos entrevistados estão mais conscientes sobre suas decisões de compra e 43% dos consumidores preferem comprar marcas alinhadas a valores pessoais.
O levantamento evidencia que os consumidores consideram atributos além da conveniência, da marca, da funcionalidade e do preço para decidir o que, de quem e quando comprar.
A pesquisa também analisou o impacto da inflação e do aumento de preços no comportamento de compras e a resposta dos consumidores, em busca de alternativas.
Uma em cada três pessoas considera mudar hábitos, seja comprando mais produtos em promoção ou desconto, seja procurando pechinchas ou buscando lojas mais acessíveis. Para 20% dos entrevistados, no entanto, a solução encontrada foi comprar menos itens.
Além disso, 54% dos consumidores estão preocupados se vão conseguir manter a capacidade de pagar por produtos alimentícios básicos.
Por essa razão, cresce a disposição dos consumidores de comprar diferentes marcas e em atacado para economizar, dividindo o total com amigos ou parentes e até substituindo produtos favoritos por outros mais baratos.
5 tendências de consumo mais fortes para 2023
Segundo os especialistas, devido à necessidade de voltar a economizar dinheiro, alguns hábitos criados na pandemia voltarão a ganhar força.
Veja as principais tendências de consumo em 2023:
1. Economizar é prioridade
As principais categorias que foram cortadas dos gastos para gerar essa economia foram: combustíveis, turismo e restaurantes.
Guardar dinheiro e não correr riscos financeiros será uma das principais tendências de consumo. O que se espera é que o orçamento do consumidor para produtos essenciais como comida aumente e que para os não-essenciais diminua, como viagens.
2. Consumidores mais exigentes
Seguindo a tendência da cautela financeira, o consumidor vai analisar muito mais o produto e as condições de pagamento antes de tomar uma decisão de compra.
Por isso, haverá maior necessidade de criar e evidenciar condições mais favoráveis de compra. Um consumidor que pesquisa muito, compara várias opções e se antecipa muito a compras sazonais e em escolhas na Black Friday e no Natal.
3. Senso de urgência
Além de mais crítico, o consumidor vai ficar com maior senso de urgência. Por isso, mais e mais lojas devem aderir à estratégia do estoque ou prateleira infinita para oferecer melhores experiências de compra.
As lojas físicas devem integrar cada vez mais os estoques das lojas físicas e virtuais.
Por isso, um termo que será bem usado pelos varejistas em 2023 é o retail design para oferecer uma jornada de compra cada vez mais aprimorada.
4. Aumento das carteiras digitais
Cada vez mais digital, o consumidor vai adotar o smartphone como substituto definitivo da carteira de bolso. A prática, cada vez mais comum entre os mais jovens, deve predominar entre os millennials e a geração Z.
O celular já é usado por muitas pessoas como carteira digital, entretanto, em 2023 ele deve assumir de vez o papel de carteira convencional levando também os documentos pessoais e oficiais dos usuários.
Essas novas práticas apontam para novas dinâmicas de verificação de dados em plataformas e novas exigências de segurança e privacidade online. As empresas devem ficar preparadas para adaptar as suas plataformas digitais.
5. Pagamento digitais
O consumidor quer experiências mais rápidas e eficientes dentro das lojas, e há um aumento no número de pessoas que preferem ter diversidade nas opções de autoatendimento, incluindo pagamentos digitais.
Segundo uma pesquisa feita pela FISERV, a praticidade e a segurança estão sendo prioridades para os consumidores quando se trata da escolha dos meios de pagamento.
Por isso, pensando na comodidade de seus consumidores, as empresas passarão a investir em tecnologias de pagamentos visando uma automatização e personalização dessa área dos negócios.
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