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Geração Z lidera a expectativa de consumo e de crédito

por Onnipro | ago 2, 2023 | Uncategorized

Consumo

Estudo revela que a Geração Z lidera ranking de expectativa de consumo em diversos setores e investimentos.

A Geração Z, composta pelos jovens nascidos entre meados dos anos de 1995 e 2009, está cada vez mais influente no cenário do consumo. Com um conjunto único de características e valores, esse grupo está moldando as tendências e ditando as preferências de consumo.

De acordo com o estudo Consumer Pulse da TransUnion, uma empresa global de informações e insights, a Geração Z tem impactado o consumo no Brasil.

Além disso, o estudo demonstrou que essa Geração, que consiste em jovens com pouco ou nenhum histórico de crédito, é a que mais deseja ampliar o seu nível de crédito, liderando o ranking de expectativa de consumo em 2023 no país.

Dessa forma, esses usuários tornam-se alvo para ofertas de produtos e serviços financeiros de empresas que buscam aumentar a receita alcançando um nicho de consumidores ainda pouco explorado.

O estudo revelou também que:

  • O cartão de crédito é o produto financeiro mais citado desta geração
  • Relataram fazer de 50% a 75% de suas transações online
  • Risco de fraudes digitais preocupa 85% dos entrevistados
  • Espera gastar mais de 26% em compras no varejo em comparação com as outras gerações.

Confira neste artigo mais detalhes sobre esse estudo e as características fundamentais desta geração:

Leia mais: 7 passos para aproveitar a sazonalidade e vender mais

O que é a Geração Z?

A Geração Z (indivíduos que nasceram entre 1995 e 2009) possui valores e prioridades distintos em comparação com as gerações anteriores. Eles valorizam a sustentabilidade, a diversidade, a responsabilidade social e a autenticidade.

Esses princípios refletem em suas escolhas de consumo, buscando marcas que compartilhem desses valores e demonstrem um compromisso genuíno com causas sociais e ambientais.

Além disso, a Geração Z é a primeira a crescer em um mundo totalmente conectado. A influência das mídias sociais e das plataformas digitais desempenha um papel fundamental na formação de suas preferências de consumo.

Esses jovens estão constantemente expostos a influenciadores digitais, resenhas de produtos e recomendações online, o que molda suas escolhas e cria uma cultura de compartilhamento e recomendação entre eles.

Outras principais características são:

  • Valorizam a diversidade e a inclusão, promovendo a igualdade de gênero, raça e orientação sexual.
  • São ambientalmente conscientes e buscam soluções sustentáveis para preservar o meio ambiente.
  • Possuem uma mentalidade empreendedora e buscam independência financeira desde cedo.
  • Priorizam a autenticidade e valorizam experiências pessoais e únicas.
  • Têm um forte senso de justiça social e se engajam em causas sociais e ativismo.
  • São consumidores exigentes, procurando por produtos e marcas que compartilhem seus valores.
  • Utilizam as mídias sociais como plataforma de expressão e influência, seguindo influenciadores digitais.
  • Buscam equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, valorizando o bem-estar emocional e mental.
  • Têm habilidades digitais avançadas e são nativos digitais, dominando tecnologias e mídias sociais.
  • Buscam personalização, conveniência, transparência e produtos/serviços adaptados ao seu estilo de vida.

Leia mais: Varejistas devem focar na personalização da jornada do consumidor

Conheças os principais segmentos que atraem essa Geração

Segundo o estudo, em 2023, 37% da Geração Z espera gastar mais em compras no varejo, em comparação com 26% de todas as outras gerações.

A comparação e maior interesse desse público também se manifestou em outros segmentos, como: 31% da Geração Z espera gastar mais com cuidados e serviços médicos (versus 23% do total das outras gerações), e 34% planeja aumentar seus gastos com fundos de aposentadoria e investimentos (versus 24% do total das outras gerações).

Leia mais: Como melhorar a experiência de compra do consumidor no varejo de moda?

Necessidade de crédito é maior com público jovem

Já em relação às necessidades de crédito, o estudo mostra que o cartão de crédito é o produto financeiro mais demandado para 2023 entre as pessoas entrevistadas.

Dentre os principais consumidores estão os Millennials (pessoas nascidas entre 1980 e 1994) e a Geração Z, com 60% e 50% respectivamente, e os consumidores com renda mensal acima de R$5 mil reais com 47%.

Em segundo lugar estão os empréstimos pessoais: 40% das pessoas entrevistadas planejam solicitar um novo empréstimo pessoal em 2023, sendo que 45% é da Geração X (nascidos entre os anos de 1965 e 1979), e 45% possuem renda mensal de até R$1 mil.

Dessa forma, é certo que as empresas precisam adaptar suas estratégias para atender às demandas e preferências dessa geração que valoriza o poder de compra, a autenticidade, a sustentabilidade e experiências significativas.

Leia mais: Retorno do consumo nas lojas físicas e crescimento do varejo

A importância da digitalização e inclusão financeira

Também segundo o estudo, 29% dos entrevistados relataram que realizam entre 50% e 75% de suas transações on-line, incluindo serviços bancários, compras e trabalho remoto.

No entanto, apenas 5% das pessoas de baixa renda afirmaram fazer o mesmo. Entre as gerações, Millennials foram os que mais consumiram via canais digitais, com 34%.

O acesso a produtos e serviços financeiros, especialmente o crédito, ainda é uma barreira para a população de baixa renda. Um dos principais motivos é a falta de histórico de dados dessa população, fazendo com que as empresas tenham dificuldade de mensurar o risco de crédito desta importante parcela da população.

Leia mais: Tendências para o varejo supermercadista em 2023: saiba como preparar o seu negócio para vender mais

Como se preparar para atender as expectativas de consumo dessa Geração?

A liderança da Geração Z no ranking de expectativa de consumo indica que eles estão moldando as tendências de mercado e influenciando a forma como as empresas se posicionam. As marcas precisam entender seus desejos, necessidades e valores para conquistar essa geração exigente.

Uma forma fácil e rápida de fazer isso, é entender o que eles buscam e oferecer isso a eles. Como vimos acima, o cartão de crédito é o meio mais buscado por esses usuários para aumentar seu poder de compra. Dessa forma, que tal oferecer o próprio cartão do seu varejo?

Com programas de recompensas, promoções exclusivas e acesso a crédito, os cartões de loja podem incentivar os consumidores a consumirem mais e a se tornarem clientes fiéis.

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Leia mais: Passo-a-passo de como emitir seu próprio cartão de crédito private label

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